sábado, 8 de outubro de 2011

O chuveiro elétrico

Hoje quero falar sobre um mito que assombra aqueles que pagam a conta de energia elétrica. O Chuveiro Elétrico. O tal Vilão da Energia Elétrica.


Todas as pessoas têm receio em tomar banhos longos porque faz a conta de energia elétrica subir nas alturas, e eu não tiro a razão delas, porém, eu tenho duas novidades pra vocês:

  • O chuveiro elétrico não é o equipamento que mais consome mais energia elétrica nas residências.
Isso mesmo. O chuveiro fica em segundo lugar nos equipamentos elétricos que mais consomem, perdendo para a geladeira - ou o freezer.
A quantia de energia elétrica gasta pelo equipamento é dada pelo produto da potência do equipamento em questão e o tempo que este fica ligado. Logo, para saber o equipamento que mais consome, além de analisar o que tem a maior potência, deve-se analisar o equipamento que fica mais tempo ligado durante o dia, e nisso o chuveiro perde feio para a geladeira.
Em uma casa com 4 pessoas, que tomam um banho por dia de 15 minutos cada banho, totalizam um tempo de 1 hora com o chuveiro ligado por dia. A geladeira se mantém trabalhando para manter os alimentos em uma temperatura fria em média 16 horas por dia.
Mesmo tendo uma potência menor que a do chuveiro, no fim das contas, acaba gastando muito mais.
(Isso nos leva a outra questão sobre economia de energia que falarei no próximo post).

  • O chuveiro elétrico não é um vilão de energia elétrica.
A ideia intuitiva de vilão de energia elétrica é um equipamento que não aproveita bem a energia que recebe (Para quem não sabe, os equipamentos apresentam perdas elétricas). Existe uma potência de entrada no equipamento, que vem da rede, no equipamento ocorrem algumas perdas, a principal delas é o calor, e então tem a potência liberada na saída dele, que obviamente é menor que a que entrou.
Um equipamento onde entra 5.000W de potência, por exemplo, e dele saem apenas 2.500W, é um equipamento ruim, porque esses 2.500W que somem no equipamento não são utilizados, mas pode ter certeza que você paga por eles.
Os chuveiros elétricos convencionais encontrados nas residências têm um rendimento médio de 96%, ou seja, quase toda a energia que entra, sai, você não paga por desperdício, e 96% é um rendimento espetacular. Eu digo porque fiz um projeto no qual tentei desenvolver um chuveiro elétrico que gastasse menos energia elétrica - utilizando um transformador ao invés de uma resistência - acontece que esse um ano de pesquisa me serviu para apenas uma coisa, perceber que o chuveiro elétrico não gasta muito porque é um vilão, e sim porque são necessárias muitas calorias para se aquecer a água, e isso não acontece por mágica.
Quer aquecer a água, quase que instantaneamente, então tu vai ter que aplicar muita energia pra isso. O chuveiro elétrico faz isso sem desperdiçar praticamente nada, melhor do que usar um chuveiro indutivo, mais caro, e que vai gastar mais energia para aquecer menos água.
Então, fique feliz por ter um equipamento elétrico tão perfeito na sua casa!

2 comentários:

  1. é pensando assim em que o chuveiro tem a idade da pedra. tudo evoluiu muito ,mas o chuveiro parece das cavernas em termos de desemvolvimento.
    até parece que tenho um dinossauro no teto do meu banheiro.

    ResponderExcluir